Exibição de Acácio em Paris

convite_acacio

Às 19 horas do dia 31 de março, Acácio será exibido no La Maudite em Paris. Logo após a projeção, a realizadora e programadora, Raquel Schefer apresentará um debate com Marília Rocha. Para mais informações, acesse o site.

Acácio

88min, Brasil, Portugal, Angola, 2008

Depois de trinta anos vivendo em Angola, o casal português Acácio Videira e Maria da Conceição muda-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida de povos angolanos e de colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.

Bios

Marília Rocha vive em Belo Horizonte, Brasil. Dirigiu os filmes “Aboio” (2005), “Acácio” (2008) e “A Falta que me faz” (2009). Seus trabalhos participaram de inúmeros festivais brasileiros e internacionais, tendo sido exibidos também em museus como MoMA e New Museum (EUA), Musée d’ethnographie de Neuchâtel (Suíça), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Em 2011, seus filmes foram homenageados com uma retrospectiva no festival Visions du Réel (Suíça). Está atualmente trabalhando em um novo filme, “A cidade onde envelheço”, uma coprodução Brasil-Portugal.

Raquel Schefer é realizadora e programadora de cinema. Doutoranda em Estudos Cinematográficos na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, finaliza uma tese dedicada ao cinema revolucionário moçambicano. Em 2008, publicou o livro O Auto-retrato no Documentário. Colabora regularmente com publicações académicas e revistas de crítica de cinema. Raquel integra o conselho editorial da revista de cinema La Furia Umana.

* 26.03.2015 / 15:13 PM //
Arquivo